Fique Atento: Visto para o México.

Para quem vai viajar para o México tem que ficar atento sobre a questão do visto físico, que agora será exigido a partir de 18/08/2022. Essa medida sobre a exigência do visto físico para os turistas brasileiros, foi oficializada por meio da publicação no Diário Oficial do governo mexicano. A medida tem a ver com o fato de que muitos brasileiros estavam trabalhando de forma ilegal no país. Embora a publicação no Diário Oficial não mencione, acredita-se que a decisão também tenha sido tomada devido à grande quantidade de pessoas tentando cruzar clandestinamente a fronteira para os Estados Unidos. Sendo assim, cabe ressaltar que quem chega ao México, ainda que em uma viagem de negócios, não tem autorização para realizar atividades remuneradas.

Então, a partir de agora, o melhor é buscar o consulado mexicano nas cidades de São Paulo ou Rio de Janeiro ou se dirigir à embaixada, em Brasília (DF). Pelo menos por enquanto, não é possível obter o documento on-line.

Será cobrado uma taxa de US$ 48 o que corresponde a mais ou menos R$ 250 pelo cambio atual.

Atenção: o Instituto Nacional de Migración informou que os vistos eletrônicos ou seja: quem obtiver o visto eletrônico para o México até 17/08/2022, poderá usá-lo até 16/09/2022. Por outro lado, caso você precise emitir um visto com urgência, encaminhe a solicitação aos consulados do Rio de Janeiro (tramite@sre.gob.mx) e São Paulo (faleconoscosp@sre.gob.mx) ou para a embaixada em Brasília (consuladomexbra@sre.gob.mx).
VAI AQUI UM BREVE PASSO A PASSO PARA TIRAR O VISTO PARA O MÉXICO

1. Acesse o site sre.gob.mx

2. Clicar em “crear cuenta” para criar um cadastro. Uma ficha deve aparecer na tela, solicitando dados como nome, país, e-mail e em qual consulado você deseja ir, entre outros.

3. Fique de olho no e-mail que você utilizou para fazer o cadastro. Isso porque você terá de validar a sua conta para poder dar sequência ao processo.

4. Agende quando será a sua ida até o consulado ou embaixada. Para tanto, clique no botão “Programar”. Vai aparecer na tela o endereço do consulado localizado na cidade que você selecionou no cadastro. Clique em “Seleccionar”, depois em “Aceptar” e, em seguida, em “Continuar”.

O sistema vai pedir que se inclua a Clave Única de Registro de Población, que é como o RG para os(as) mexicanos(as). Como estrangeiros(as) não têm este número, clique na opção “Agregar manualmente” e insira os dados que forem solicitados.

Conforme aparece no próprio site do consulado do México, os(as) interessados(as) devem ir até o consulado ou embaixada no dia estipulado. Entretanto, é preciso levar o número do agendamento e alguns documentos. Entre eles estão o formulário de solicitação do visto com foto 3×4, comprovação do pagamento da taxa e original e cópia de alguns documentos. São eles: passaporte; comprovante de emprego e contracheque ou Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore), ambos dos últimos três meses; extratos bancários (também dos últimos três meses); e documentos que comprovem a posse de um imóvel (se houver). Algumas informações sobre isso são citadas aqui.
Conseguiu o visto? Maravilha! Ele terá validade de 180 dias a partir da data de emissão, OK?

No momento da entrevista, menores de 18 anos precisam estar na companhia de ambos os pais.

Cumpra todas as etapas com atenção, já que o visto pode ser negado caso a pessoa não porte algum documento, por exemplo. Mas, se isso acontecer, sem desespero: você pode fazer um reagendamento e passar por uma nova análise após 90 dias. Não esqueça de todo o passo a passo estar com seu passaporte em mãos.